Píer de Santa Mônica, Califórnia - Urbanismo

    Sem dúvida alguma eu não pensaria 2x se tivesse que me mudar para a Califórnia. No momento exato que eu pousei em Los Angeles já me senti em casa, sol, brisa, muuuuuita gente bonita e aqueles cenários paradisíacos dos filmes que a gente adorava ver na Sessão da Tarde. Peguei o Big Blue Bus (US$ 1,00) com a Nicole, uma australiana muito gente fina, que conheci no aeroporto mesmo e fomos pra Santa Mônica.





    Santa Mônica tem ruas largas, com passeios amplos e arborizados. Tenho que dizer que eu nunca vi jardins mais bem cuidados que os de lá, a grama é milimetricamente aparada e tudo extremamente limpo e organizado. O ponto negativo são os preços, que são mais altos que nos outros estados que passei, mas ainda compensa muito perto da qualidade dos produtos que compramos aqui. É caro, mas é bom.

Depois de um passeio pelos bulevares¹ procurando uma loja da Apple (Nicole precisava de um adaptador para o carregador do Iphone) fomos almoçar no Seared. Um hamburguer com fritas maravilhosamente preparado com ingredientes orgânicos, de lamber os beiços mesmo! E por mais uns cents levei um refrigerante do tamanho do meu braço. Tudo não deu nem 10 "bucks"



    O rango acabou e fomos passear no Píer da praia de Santa Mônica, é claro. Ao meu ver a cidade tem muitas atividades disponíveis para os turistas, mas o píer me chamou a atenção por também oferecer um programa custo zero.
A área é um interessante espaço de contemplação, é possível ver famílias, casais de namorados e idosos passeando e admirando o mar. Ciclovias acompanham toda a extensão da praia que beira a famosa Rodovia 66 e é frequente o número de pessoas correndo ou caminhando pela orla. O píer também abriga um parque de diversões que propicia um ar de festa com as luzes acesas durante a noite, mais uma forma de atrair visitantes para o local fora do horário de pico.
    É incrível passar por ali e ver a movimentação saudável em um espaço público, isso nos faz repensar sobre a dinâmica de vazios urbanos e também refletir sobra os usos e atrativos que podem ser bem utilizados na gestão de qualidade de vida das cidades.





    Além do parque de diversões, o píer ainda conta lojas de souvenir, restaurantes e cafés (Coffee Bean & Tea Leaf, tome um Iced Blended e morra de ódio por pagar fortunas no café sem graça da Starbucks) que oferecem uma boa infraestrutura para longa permanência no local. Também existem banheiros públicos, bem limpos e organizados (depois de um mar de refrigerante e meio litro de café eu tive que achar um).

    O píer é um exemplo importante de recuperação e  reutilização de espaços públicos urbanos. São por si só áreas interessantes de intervenção urbano por sua proximidade com elementos naturais como a água. Outro exemplo muito bem sucedido é O Navy Pier em Chicago, uma área que chega a atrair mais de 8,6 milhões de pessoas por ano, onde antes funcionava uma doca/armazém de equipamentos e mercadorias dos navios.

Pier de Santa Mônica
350 Santa Monica Pier, Santa Monica, CA 90401, EUA
Seg-dom: 24hs por dia
+1 310-319-6263

Infomações Úteis
Informações turísticas Santa Mônica: http://www.santamonica.com/
Informações turísticas Navy Pier: https://navypier.com/
Projetos Navy Pier: http://marshallbrownprojects.com/NAVY-PIER-CHICAGO (Em inglês)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oca do Ibirapuera - Oscar Niemeyer

Biblioteca Pública de Seattle - Rem Koolhaas

Veneza e a Ponte da Constituição - Itália