Veneza e a Ponte da Constituição - Itália
A bela Veneza e a controversa Ponte da Constituição
Santiago Calatrava
Introdução
E finalmente chegamos ao velho continente. Confesso que essa era a viagem que estava esperando já faz um tempo e logo de cara fui conhecer o norte da Itália. Depois de vestir muitas camadas de roupa para aguentar os vários graus abaixo de zero, explorar a arquitetura que tem centenas de anos a mais que o nosso adorado Brasil foi o programa que mais gostei de fazer.
Uma das primeiras visitas foi, claro, a charmosa Veneza. Mesmo com frio e chuva estava cheia de turistas se espremendo pelas apertadas vielas, visitando as extremamente chiques lojas de cristais de Murano, cafeterias com os quitutes mais maravilhosos do mundo e igrejas monumentais de tirar o fôlego. Seja pela arquitetura ou pela gastronomia e romantismo, Veneza é sim um dos pontos turísticos mais apreciados na Itália.
Canal de Veneza. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Piazza San Marco. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Mas, como boa arquiteta, vamos prezar a sinceridade arquitetônica. Nos pontos mais afastados da Piazza San Marco e outros landmarks da cidade, é muito comum encontrar construções em situações caóticas, pintura descascando ou até mesmo a falta das mesmas nas residências, calçamentos esburacados, muita sujeira de animais pelo chão (tome muito cuidado rsrs), pichações e sujidades em construções que nitidamente deveriam ser um dos marcos venezianos. Há sim uma falta de cuidado em boa parte da arquitetura da cidade e é realmente uma pena pois sabemos a importância da preservação arquitetônica através do tempo.
Única ponte veneziana sem guarda corpo. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Viela de acesso ao interior das vilas. Fonte Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Canal de Veneza. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Canal de Veneza e arquitetura local. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
A ponte mais odiada
Mas como não é só de arquitetura antiga que a gente gosta, um dos marcos mais interessantes que encontrei em Veneza foi a Ponte della Costituzione. O projeto do famoso arquiteto Santiago Calatrava foi inaugurado em 2008, a ponte é composto por um arco central, dois arcos laterais e dois inferiores. Possui um raio de 180m e um vão livre de 7,04 m utilizando pilares de betão revestidos em Pietra d'Istria, metal e vidro. É a quarta e mais nova ponte que conecta as duas 2 margens do Grande Canal de Veneza. Seu nome é em homenagem aos 60 anos da Constituição Italiana.
Posso dizer que até agora os italianos não "engoliram" nem a ponte, nem o partido e muito menos a estética da mesma.
Posso dizer que até agora os italianos não "engoliram" nem a ponte, nem o partido e muito menos a estética da mesma.
Ponte della Costituzione/Santiago Calatrava - Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
As alegações da população italiana (incluindo meus sogros rsrs) é de que a ponte de Calatrava destoa e muito da arquitetura veneziana. É comum escutar que a ponte não passa de mais uma cópia originária de outros traçados Calatravianos e que essa seria apenas uma aberração desajeitada ocupando um espaço que não lhe pertence, sim a opinião é bem forte em relação a isso.
Outro ponto que aborrece os populares é o preço da ponte e a má qualidade do produto final. Em 2009 Calatrava e outros 2 engenheiros foram acusados de danos ao erário publico pelo Tribunal de Contas italiano devido aos erros de cálculo e execução do projeto que causaram enormes prejuízos aos cofres da cidade.
Do ponto de vista arquitetônico a ponte peca pela falta de acessibilidade, não é possível um cadeirante atravessar a ponte pelos 106 degraus presentes, quando chove a ponte fica extremamente escorregadia e a prefeitura da cidade já coleciona ações de civis por tombos sofridos na ponte.
Por outro lado o design é incrível, supriu a necessidade de conectar a Piazzale Roma com a estação de trem com uma forma respeitosa, limpa e discreta. A ponte de Calatrava é contemporânea e portanto deve sim destoar das antigas pontes venezianas, encaro a Ponte della Costituzione como uma intervenção no traçado urbano veneziano.
Detalhe do guarda corpo em vidro temperado e bronze. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Detalhe dos degraus em vidro. Fonte: Damaris Kellen - Dez. 2017 |
Informações Importantes:
Endereço: Ponte della Costituzione, 30135 Venezia VE, Itália
Venice Divided - World Architecture News
Dados Gerais Ponte da Constituição
Venice Divided - World Architecture News
Dados Gerais Ponte da Constituição
Comentários
Postar um comentário